Novo Uno Evolution 2015 chega com Start & Stop

Para recuperar a dianteira do ranking de vendas, o novo Uno chega com mais do que um simples tapinha no visual. O Uno é o primeiro popular a ganhar o sistema Start & Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas de trânsito para economizar combustível. Segundo a Fiat, o sistema, desenvolvido pela Bosch, proporcionará uma economia de até 20% em relação ao atual modelo. Mas será oferecido apenas para a versão Evolution, equipada com o atual motor 1.4 de 85/88 cv da gama. Além de confirmar a oferta do sistema, a Fiat divulgou oficialmente as primeiras fotos da linha 2015 do compacto.

De relance, você pode achar que não há nada de novo no visual do modelo. Mas ao prestar mais atenção, você conseguirá reparar que os faróis estão mais angulosos, o capô ganhou novos vincos e as entradas de ar e a faixa que acompanha o logotipo da marca foram redesenhados, com divisões mais nítidas. Os retrovisores externos ganharam repetidores de seta nas extremidades e as lanternas traseiras receberam padronagem em alto-relevo. Tudo para conferir ao modelo um ar mais agressivo e moderno.

Por dentro, também há novidades. A cabine, na verdade, foi o que mais evoluiu no carro. Além da nova padronagem de tecidos, repare que o painel ganhou um desenho mais atual e há no centro um grande velocímetro digital. O modelo ganhou um sistema de som mais sofisticado e os comandos dos vidros saíram no console e agora estão localizados na portas.

Quanto ao conjunto mecânico, nenhuma novidade. Foram mantidos os motores 1.0 e 1.4 flex, de até 75 cv e 88 cv, respectivamente. As relações de marcha, contudo, foram alteradas, a quinta foi alongada para melhorar as médias de consumo. De acordo com o Inmetro, o Uno Evolution 1.4 tem nota A no selo de nergia e consome 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. O Uno Sporting, por sua vez, ofertará o câmbio automatizado de cinco marchas Duologic Plus, para quem quiser abandonar o câmbio manual e a constante troca de marchas. A caixa automatizada, no entanto, será oferecida com aletas atrás do volante para o motorista que desejar o modo sequencial.
De acordo com a Fiat, a nova família Uno será oferecida comcom sete versões. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. A elas somam-se as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria e o visual atual e será vendida como uma variante de entrada do Uno, assim como é hoje o Palio Fire e novo Palio.

O Uno 2015 começa a chegar as revendas na segunda quinzena de setembro. Os preços da versão de entrada Vivace devem permanecer na faixa dos R$ 26 mil, enquanto a tabela nova versão Evolution deve começar em R$ 35 mil, patamar em que estão modelo como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e o novo Ford Ka.