Afogador – O aliado para a partida de motores em dias frios
Nestas últimas semanas de recordes de baixas temperaturas, quem é da época dos veículos a carburador, devem estar com saudade (ou não) de um velho conhecido botão no painel que ajudava na partida dos veículos todas as manhãs.
Lá para meados de 1990 sempre via aquele botãozinho amarelo com um símbolo que não fazia ideia do que seria, apenas via meu pai puxando ele todas as manhãs ao sair com a sua Brasília bege metálico.
O tal “botãozinho” nada mais era que o afogador. Todas as manhãs de inverno era aquele ritual que meu pai fazia, antes de me levar para a escola. descia por volta das 6h da manhã, tentava dar a partida ao menos umas 3 vezes e ai sim, a Brasília 1600 funcionava com a marcha lenta toda irregular. Deixava ela lá funcionando (a garagem não era fechada) até que minutos mais tarde eu descia e o VW 1600 já estava pronto para seguir viagem sem ficar engasgando no meio do percurso.
Mas afinal, muitos adolescentes hoje em dia vão perguntar como funciona esse “tal” de afogador. Explico a vocês:
Ao puxar o botão no painel, uma das borboletas de admissão de ar do carburador fecha parcialmente, enriquecendo a mistura e injetando uma maior quantidade de combustível, ajudando no funcionamento inicial do motor.
Esquema de funcionamento do afogador mecânico (Foto: fdr.com.br)
Nos carros com injeção eletrônica, esse processo é feito automaticamente pela centralina. Por isso que veículos mais novos não tem o botãozinho amarelo.
Muitas crianças hoje em dia e até adolescente nunca verão seus pais puxarem o tal botãozinho amarelo em dias frios e vendo todo aquele ritual antes de sair com o veículo.