ANFAVEA recomenda que carros não flex utilizem Gasolina Premium

anfavea-recomenda-que-veiculos-utilizem-gasolina-podium
Com o aumento do perceuntual de etanol a gasolina subindo de 25% para 27% a partir do dia 16 de fevereiro, a ANFAVEA está recomendando que os proprietários de veículos movidos exclusivamente a gasolina, passem a abastecer seus carros com a Gasolina “Premium” que é mais cara e muito mais difícil de encontrar em postos de combustíveis.

A Gasolina “Premium” manterá a mistura de 25% de etanol, e tem IAD (índice anti detonante) de 91 octanas, contra o IAD de 87 octanas das gasolinas comum e aditivada.

No Brasil, apenas a Petrobrás oferece a gasolina premium, conhecida no mercado como Podium e que tem preço 40% mais caro que a gasolina comum.

Com isso os proprietários de veículos mono combustíveis terão que se adaptar a partir do dia 16/02 e infelizmente manter o hábito de utilizar a gasolina Podium, que é muito mais caro.

Resumindo a conta: A partir do dia 16 de fevereiro, 1 litro da “nova gasolina comum” terá 270ml de Etanol Anidro, contra 250ml de Etanol Anidro em 1 litro da gasolina Podium.

O que a nova gasolina afetará no seu carro?
– Consumo em média 4% maior
– Diminuição do desempenho do motor
– Dificuldade na partida a frio (Principalmente nos motores carburados).
– Desgaste prematuro das peças internas do motor.
– Falhas e “engasgamentos” ao acelerar

Histórico da mistura de Etanol na Gasolina no Brasil

Em Abril de 2011, o percentual de etanol na gasolina foi reduzido de 20% para 18%, já que havia escassez do combustível vegetal e consequentemente alta no preço do produto

Em Maio de 2013, a mistura subiu de 20% para 25% como forma de diminuir o impacto do reajuste dos combustíveis ao consumidor.

Vídeo
Alexandre Generoso – o ADG – explica os problemas que veículos mono combustíveis terão com a “nova gasolina”. (A explicação começa aos 07:00min)

https://www.youtube.com/watch?v=fizKjAkQZpA

Deixe um comentário