Barra de proteção lateral será obrigatório
A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) projeto de lei que incluiu dispositivos de proteção contra impactos laterais entre os equipamentos obrigatórios dos veículos.
Para ter validade, o texto ainda terá que passar por análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para que ele seja votado também no plenário da Senado.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a grande maioria dos carros produzidos nos últimos 5 anos no Brasil já conta com esse tipo de reforço feito, normalmente, por barras feitas em aço de alta resistência – mais rígidas que a lataria do carro – montadas no interior das portas, e por isso não são visíveis.
Essas barras devem proteger os passageiros em colisões laterais, evitando que um outro veículo que bater nesse carro deforme o espaço onde estão o motorista ou os passageiros.
Atualmente, todos os carros que saem das montadoras devem conter itens de segurança como airbag frontal duplo (para motorista e passageiro), freios ABS, encosto de cabeça e cinto de segurança.
Bem vindo ao país da selva ! O único onde se obriga a carregar um extintor de incêndio. Agora vão obrigar a carregar mais um lastro. Formar bons motoristas para maior qualidade e volume no tráfego nada… Brasil, o país que contraria até a física, só aqui conseguimos voltar no tempo.