EcoSport Supercharged: O SUV milzão

ecosport-1.0-supercharged-2003

No Milco desta semana temos um veículo que muitos não imaginam nem existir, mas ela existiu e foi lançada em 2003.

A Ford para alavancar as vendas da EcoSport e criar uma opção mais barata do SUV decidiu utilizar o propulsor 1.0 Supoercharged que era equipado no Fiesta.

Mas ela esqueceu de um mero detalhe: A Relação Peso X Potência.

A EcoSport pesava nada menos que 1200 kg, aliados aos 95cv do motor Zetec Rocam Supercharged dá uma relação peso x potência de 12,63kg/cv, valor bem alto para um veículo do porte da EcoSport e acabou não agradando muito os consumidores. Imagine uma EcoSport com cinco pessoas mais bagagens subindo a Rodovia dos Imigrantes, ou a Serra do Rio do Rastro, um verdadeiro sofrimento.

A Eco Supercharged levava 14,8 segundos para atingir de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima não passava de 157 km/h

Em comparação, a versão 1.6 oferecia um desempenho menos decepcionante do que o 1.0 SuperCharger. 3cv a mais e  graças ao torque maior: enquanto a máxima do motor mil é de 12,6 kgfm, o propulsor 1.6 esbanja uma força de 14,3 kgfm (ambos a 4.250 rpm).

O motor utilizava apenas gasolina e tinha médias de 7.4 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

A Eco Supercharged era oferecida apenas na versão mais básica (XL)

Com as vendas em baixa a Ford acabou encerrando a produção da Eco em abril de 2006.

Se você estiver pensando em comprar uma Eco Sport da primeira geração, melhor optar por uma versão 1.6, ou o mais ideal a versão 2.0 16v. Fuja da versão 1.0 ou corre o risco de você nem conseguir subir a rampa da sua garagem!

Ficha técnica:

Potência: 95 cv a 6000 rpm
Torque: 12,6 kgfm a 4250 rpm
0 a 100 km/h: 14.8s
Peso/potência 12,63 kg/cv (maior que o do Celta: 11,41 kg/cv)
Consumo Gasolina: 7.4 km/l (Cidade) 12 km/l (estrada)
Peso 1200 kg

4 thoughts on “EcoSport Supercharged: O SUV milzão

  • abril 5, 2016 em 9:59 pm
    Permalink

    Menos que 15 kgfm de torque em um 1.6 8V? Não está errado não? Se não tiver, então esse motor é mais fraco do que eu imaginava…kkkkkk

    • abril 5, 2016 em 10:20 pm
      Permalink

      Na Gasolina é isso mesmo. Mas esse motor não é o ideal pra Eco. Ele é muito melhor empregado no Ka e no Fiesta. É no entanto que um Ka Sport com 100~115 cv levinho, anda muito bem. Já a Eco pesada, tem de ir de Duratec 2.0

      • abril 6, 2016 em 2:54 am
        Permalink

        PQP…menos de 15 kgfm…até os atuais 1.4 tem proporcionalmente mais…o Fiesta Supercharger tinha um desempenho razoável, acredito eu…apesar de que o Fiesta tb não era leve, só 1.6 mesmo que dava conta sem sofrer muito, mas coitado, com quase 1100 kg, um 1.0 de 72 cv e tinha como concorrente o Corsa 1.0 que era mais leve tinha 77 cv no etanol e dpois passou a 79 cv, ele comeu poeira e na versão 1.8 na última geração tinha 114 cv…ele comeu bastante poeira…eu já andei em Meriva 1.8 de 109 cv, e mesmo sendo alto, ele embalava rapidinho e tb andei em Corsa 1.8 a gasolina, que tinha 1 cv a mais que o Cobalt 1.4 na gasolina…sempre achava que aquele carro era 2.0.

  • julho 31, 2016 em 10:48 pm
    Permalink

    “SUV de mentira” para enganar trouxa encima de plataforma do fiesta…para achar que está num SUV de verdade. Pensa numa gambiarra, puro plástico seco além de terem colocado o motor 1.0(nada nela).Se no fiesta sedam ele carregado não vai ou se sozinho grita demais e tem giro muito alto, imagina num trambolho grande e pesado 1.NADA ? E o que falar do fox 1.0 dos primeiros que na serra tem que puxar segunda marcha somente com o motorista? Só alguns exemplos que me vieram a mente.Outro é o IDEA (menos ruim) encima da plataforma do uno ou palio.Para virar ele é só fazer uma curva forcada e adeus carro: PT certo.Caras montadoras estamos de olhos e se vcs não oferecerem carros condizentes com o que vcs estão cobrando vamos BOICOTAR seus projetos de entrada vsito as informações estarem ao alcance de todos. Dalhe TOYOTA e HONDA.Há outras marcas tb que se achegaram no mercado recentemente.Bem qeu o Fernando Collor de mello tinha razão em falar que andamos em carroças se referindo ao que é produzido aqui dentro naquela época.Hoje so carros de entrada será que mudaram muito.A seguir link de LEITURA OBRIGATÓRIA sobre a opinião dos donos de carros.BOICOTE AO QUE NÃO PRESTA.Carro novo não quer dizer que é bom. LINK A SEGUIR:

    http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp

Deixe um comentário