EcoSport Supercharged: O SUV milzão
No Milco desta semana temos um veículo que muitos não imaginam nem existir, mas ela existiu e foi lançada em 2003.
A Ford para alavancar as vendas da EcoSport e criar uma opção mais barata do SUV decidiu utilizar o propulsor 1.0 Supoercharged que era equipado no Fiesta.
Mas ela esqueceu de um mero detalhe: A Relação Peso X Potência.
A EcoSport pesava nada menos que 1200 kg, aliados aos 95cv do motor Zetec Rocam Supercharged dá uma relação peso x potência de 12,63kg/cv, valor bem alto para um veículo do porte da EcoSport e acabou não agradando muito os consumidores. Imagine uma EcoSport com cinco pessoas mais bagagens subindo a Rodovia dos Imigrantes, ou a Serra do Rio do Rastro, um verdadeiro sofrimento.
A Eco Supercharged levava 14,8 segundos para atingir de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima não passava de 157 km/h
Em comparação, a versão 1.6 oferecia um desempenho menos decepcionante do que o 1.0 SuperCharger. 3cv a mais e graças ao torque maior: enquanto a máxima do motor mil é de 12,6 kgfm, o propulsor 1.6 esbanja uma força de 14,3 kgfm (ambos a 4.250 rpm).
O motor utilizava apenas gasolina e tinha médias de 7.4 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
A Eco Supercharged era oferecida apenas na versão mais básica (XL)
Com as vendas em baixa a Ford acabou encerrando a produção da Eco em abril de 2006.
Se você estiver pensando em comprar uma Eco Sport da primeira geração, melhor optar por uma versão 1.6, ou o mais ideal a versão 2.0 16v. Fuja da versão 1.0 ou corre o risco de você nem conseguir subir a rampa da sua garagem!
Ficha técnica:
Potência: 95 cv a 6000 rpm
Torque: 12,6 kgfm a 4250 rpm
0 a 100 km/h: 14.8s
Peso/potência 12,63 kg/cv (maior que o do Celta: 11,41 kg/cv)
Consumo Gasolina: 7.4 km/l (Cidade) 12 km/l (estrada)
Peso 1200 kg
Menos que 15 kgfm de torque em um 1.6 8V? Não está errado não? Se não tiver, então esse motor é mais fraco do que eu imaginava…kkkkkk
Na Gasolina é isso mesmo. Mas esse motor não é o ideal pra Eco. Ele é muito melhor empregado no Ka e no Fiesta. É no entanto que um Ka Sport com 100~115 cv levinho, anda muito bem. Já a Eco pesada, tem de ir de Duratec 2.0
PQP…menos de 15 kgfm…até os atuais 1.4 tem proporcionalmente mais…o Fiesta Supercharger tinha um desempenho razoável, acredito eu…apesar de que o Fiesta tb não era leve, só 1.6 mesmo que dava conta sem sofrer muito, mas coitado, com quase 1100 kg, um 1.0 de 72 cv e tinha como concorrente o Corsa 1.0 que era mais leve tinha 77 cv no etanol e dpois passou a 79 cv, ele comeu poeira e na versão 1.8 na última geração tinha 114 cv…ele comeu bastante poeira…eu já andei em Meriva 1.8 de 109 cv, e mesmo sendo alto, ele embalava rapidinho e tb andei em Corsa 1.8 a gasolina, que tinha 1 cv a mais que o Cobalt 1.4 na gasolina…sempre achava que aquele carro era 2.0.
“SUV de mentira” para enganar trouxa encima de plataforma do fiesta…para achar que está num SUV de verdade. Pensa numa gambiarra, puro plástico seco além de terem colocado o motor 1.0(nada nela).Se no fiesta sedam ele carregado não vai ou se sozinho grita demais e tem giro muito alto, imagina num trambolho grande e pesado 1.NADA ? E o que falar do fox 1.0 dos primeiros que na serra tem que puxar segunda marcha somente com o motorista? Só alguns exemplos que me vieram a mente.Outro é o IDEA (menos ruim) encima da plataforma do uno ou palio.Para virar ele é só fazer uma curva forcada e adeus carro: PT certo.Caras montadoras estamos de olhos e se vcs não oferecerem carros condizentes com o que vcs estão cobrando vamos BOICOTAR seus projetos de entrada vsito as informações estarem ao alcance de todos. Dalhe TOYOTA e HONDA.Há outras marcas tb que se achegaram no mercado recentemente.Bem qeu o Fernando Collor de mello tinha razão em falar que andamos em carroças se referindo ao que é produzido aqui dentro naquela época.Hoje so carros de entrada será que mudaram muito.A seguir link de LEITURA OBRIGATÓRIA sobre a opinião dos donos de carros.BOICOTE AO QUE NÃO PRESTA.Carro novo não quer dizer que é bom. LINK A SEGUIR:
http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp