GM convoca donos de veículos com falha mortal via Facebook
Oito meses depois de a General Motors (GM) anunciar um recall de mais de 2 milhões de veículos por causa de ignições defeituosas nos Estados Unidos, menos da metade das unidades afetadas foram reparadas.
Para convocar os proprietários, a montadora está mandando mensagens pelo Facebook, ligando, enviando cartas e até mesmo batendo na porta da casa.
Nos modelos defeituosos, a chave pode girar sozinha, causando a interrupção do motor e dos sistemas de segurança, como airbag. A falha está relacionada a pelo menos 23 mortes confirmadas. Mesmo assim, os proprietários parecem não saber dos riscos que correm. Apenas 1,1 milhão das 2,36 milhões de unidades afetadas foram consertadas.
Um dos carros com problema que ainda não foram para a oficina é de Kim Atkins, de 24 anos. Ela recebeu dois avisos de recall para o seu Chevrolet Cobalt, ano 2007, mas ignorou ambos.
“Não pensei que fosse tão sério pela carta”, afirmou a moradora de Austin, Texas. Ela agendou o reparo nesta semana e retirou todos os acessórios de seu chaveiro, como recomendado pela GM.
O esforço da GM em encontrar os proprietários e fazer as mudanças necessários faz parte do acordo feito com a Justiça norte-americano para encerrar um processo que acusava a fabricante de não admitir o defeito por cerca de 10 anos. Nos Estados Unidos, os recalls chegam a um ano e meio com apenas 75% dos veículos atendidos.