Hyundai lança o HB20 1.0 turbo
A Hyundai entra na onda dos motores turbo e apresenta o HB20 1.0 turbo, aumentando as opções na família HB20. As novas versões chegam as concessionárias a partir do dia 23 de abril. Os preços partem de 47.445 na versão hatch e 51.475 para o sedan.
O motor três cilindros e 12 válvulas 1.0 turbo, entrega 105 cavalos no etanol e 98cv na gasolina. O torque é de 15kgfm e 13,8kgfm respectivamente, disponível a partir de 4500 rpm. O câmbio para puxar a cavalaria é o novo manual de 6 marchas.
O novo motor Hyundai prioriza desempenho e baixo consumo (nem tanto). Com etanol o Hatch faz a média de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Na gasolina os números são de 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. O consumo é melhor que do HB20 1.0 aspirado mas ainda assim fica abaixo do UP TSI que fez 9,6 km/l no ciclo urbano e 11,1 km/l no rodoviário com etanol, e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.
O novo motor estará disponível apenas nas versões intermediárias Comfort Plus (R$ 47.445) e Comfort Style (R$ 51.475).
Para se tornar turbinado, o motor três cilindros Kappa recebeu uma série de alterações. A turbina fornecida pela Honeywell é de baixa inércia e fica diretamente no cabeçote do motor. Isso reduz o tempo de enchimento da turbina, segunda a Hyundai. O intercooler, por sua vez, foi instalado ao lado do radiador principal, para tornar a manutenção mais simples e propiciar uma troca de calor mais eficiente. A Hyundai, no entanto, manteve o tanquinho de partida a frio e dispensou a injeção direta e o sistema de aquecimento dos bicos injetores, que ajudam na eficiência da queima de combustível. Tais tecnologias estão presentes apenas no 1.0 três cilindros turbo a gasolina, que está disponível na Europa e rende até 120 cv.