Mille, O Primeiro Popular 1.0
O protocolo de carro popular foi assinado em fevereiro de 1993, num período de instabilidade da indústria automobilística brasileira, durante o governo do então presidente Itamar Franco, com o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) simbólico de 0,1%.
No início era equipado com motor 1000cc e despojado de acessórios, o que ajudou a conquistar muitos consumidores, além de estimular as vendas. Apesar de ter firmado o acordo de permanecer até 31 de dezembro de 1996, não houve cumprimento e o programa foi abreviado em 1 de fevereiro de 1995, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso elevou o IPI, que subiu de 0,1 para 7% e o preço saltou de cerca de R$ 7.500,00 para cerca de R$ 12 mil.
O primeiro veículo a ser lançado foi o Fiat Uno Mille em 1990. Depois foram lançados o Volkswagen Gol 1000 (1992), Mille Eletronic (1992), Chevrolet Chevette Júnior (1992), Ford Escort Hobby 1.6 e 1000 (1993).