Palio Citymatic o popular que patinou nas vendas
O Milco desta semana é uma Bomba!… não é um Marea e sim o Palio Citymatic! (ou Palio Honda Biz!).
Lançado em 1999 0 Palio Citymatic foi o primeiro veículo 1.0 a ter cambio manual sem o pedal da embreagem, na época o modelo Citymatic custava cerca de 800 reais a mais comparado ao manual com embreagem. O atrativo não chamou a atenção do público, pois o veículo ainda precisava trocar as marchas, e consequentemente davam alguns trancos nas trocas e a embreagem gastava muito rápido, sendo assim modelo Citymatic acabou sendo descontinuado em 2000.
Ficha técnica
O 1.0 Fiasa M.P.I rendia 61 cv a 6.000RPM e 8.1 kgfm de torque a 3.000rpm. Para tirar a carroceria de 924 kg do lugar e chegar aos 100 km/h precisava de 16.4 segundos. A velocidade final era de 152 km/h e o consumo de gasolina em trechos urbano era de 12,4 km/l e 17 km/l rodando na estrada.
Comercial da época de lançamento do Palio Citymatic
Entenda como funciona o sistema Citymatic:
O sistema é eletrônico e composto dos seguintes itens: uma central eletrônica (interface CAN) que monitora a embreagem constantemente, com informações vindas de diversos sensores do veículo; e o atuador com unidade eletrônica, responsável por acionar a embreagem após receber o comando da interface CAN. O atuador movimenta o colar hidráulico, acionando a embreagem com o mesmo fluido dos freios. O sistema de embreagem, em si, é o mesmo convencional da linha Palio.
Na prática o sistema tem características muito convenientes. O carro só é ligado com o câmbio em ponto-morto, evitando a partida com alguma marcha engatada. Para colocar o veículo em movimento, basta engatar a primeira e pisar no acelerador. O sistema controla a embreagem de acordo com a pressão no acelerador e permite, conforme as condições de peso e topografia, que o carro saia em segunda.
Se tentar sair em terceira, quarta ou quinta, o sistema permite a arrancada “queimando” embreagem, mas o condutor ouve um sinal sonoro avisando que o carro está em marcha inadequada — em momento nenhum o carro “morre”. Para trocar as marchas deve-se tirar o pé do acelerador e mover o câmbio como num sistema convencional. Para engatar a ré o carro deve estar parado e o freio acionado. Quando se pára em um farol, por exemplo, com uma marcha engatada, a embreagem é acionada automaticamente. Para maior segurança, ao estacionar em aclives e declives pode-se engatar uma marcha com o veículo desligado.
TInha meus 14-15 anos e lembro que as vendas começaram bem pela inovação da coisa, mas tão “viral” quanto foi a inovação, foi o fracasso dela. Começaram a chover reclamações e usuários que desistiam do carro. Fiquei curioso pra saber se ele ainda existe no mercado de usados ou se já está no mercado de colecionadores.
Tenho um com 140 mil (140.000)km, só agora preciso trocar a embreagem. Sempre funcionou muito bem.
tenho um com 56mil km, isso mesmo! minha mãe só usava por perto. Agora não sei se fico com ele ou vendo. Tenho medo de dar problema e gastar uma nota pra arrumar por não ter mais as peças pra ele.
Era uma época muito legal, cheia de novidades: câmbio sem embreagem, cambio 6 marchas, motor 1.0 turbo… Só que tudo fracassou. Passamos então anos de marasmo com as montadoras se cagando de medo de lançar qualquer coisa nova.
Na verdade esse carro tinha embreagem como os novos “automatizados”, agora os motores 1.0 Turbo e cambio 6 marchas estão de volta.
É verdade, você tem razão!
Tenho vontade de dirigir esse palio, pra sentir como é o funcionamento do sistema.
Compra um automático da TOYOTA ou HONDA tem de usados a partir de uns 10 a 15 mil R$ em diante seja corolla (1º em maciez e economia se comparado ao seu rival civic) de qualquer ano , civic , Honda City / Etios Sedam, Camry/Accord, RAV4/CRV, SW4, honda fit e agora o Etios e sejam felizes.Chega de sermos enganados com projetos de quinta categoria para paises de 3º mundo.Estão tentando nos colocar goela abaixo os tal AUTOMATIZADOS (DUALOGIC e I-MOTIO) ambos da FIAT e VOLKS e dizem que são AUTOMÁTICOS da onde? Agora os cambios POWERSHIFT quebrando cedo e trocaram só seu nome para CAMBIO AUTOMÁTICO SEQEUNCIAL, automatizados FIAT e VOLKS frágeis e duram pouco, cambios automaticos antigos da RENAULT, CITROEN, PEGEOUT não precisa falar – Fiquem longe.
Não é por anda que o valor de mercado do corolla é muito alto.Há de haver porquês não ??? Claro que sim.
Está na dúvida veja nos links abaixo a opinião dos donos e escolha o carro que quer saber sobre:
http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp
veja tb o que profissional da área fala sobre cambios automatizados FIAT e VOLKS:
https://www.youtube.com/watch?v=94YwU-2Lxto
Veja tb quantas reclamações no site RECLAMEAQUI no link a seguir sobre cambio automatizado ou powershift…
http://www.reclameaqui.com.br
Um palio tentando ser Bis