Toyota Etios ganha melhorias na linha 2015
O Etios nasceu feio. Mas uma coisa ninguém há de negar: não são poucos os esforços da Toyota para tornar seu compacto mais palatável ao gosto do brasileiro. Em compensação, seu preço inicial ficou mais alto – R$ 38.380.
Sua linha 2015 vem com uma série de correções, (reclamadas pelos consumidores) sobretudo no interior, como indicador de combustível com relógio digital mais visível, com luz branca sobre fundo preto, regulagem de altura do banco do motorista, alertas sonoros de portas abertas e faróis acesos (o que previne ficar sem bateria), função auto down para o vidro do motorista e volante com design do Corolla.
Além disso, a versão top de linha Platinum ganha central multimídia com navegador, câmera de ré, DVD player e TV digital.
São nove versões (cinco hatches e quatro sedãs): X, XS, XLS e Platinum, com transmissão manual de cinco velocidades e motores flex 1.3 (versão X) e 1.5 (demais versões). No sedã todas as versões têm motor 1.5. Há ainda a versão Cross, disponível na carroceria hatchback, com motorização 1.5. O motor 1.3 desenvolve 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, enquanto o 1.5 vai de 92 cv a 96,5 cv.
Aliás, quer uma dica para reconhecer de cara as versões do Etios? É fácil. Nas versões X e XS, a grade frontal é da cor da carroceria. Na XLS, a barra superior é cromada. Na versão Platinum, a grade é totalmente cromada.
Desde a versão X, o Etios oferece, além dos obrigatórios freios ABS e airbag, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Traz ainda acabamento em tecido nas portas e maçanetas com detalhes cromados.
A versão inclui preparação para instalação de som na traseira, assento do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função auto down para o vidro elétrico do motorista.
Na XS há todos os itens da X, mais sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
As versões XLS e Cross incluem volante de couro, bancos em padrão Comfort Drive e repetidores de seta nos retrovisores externos. Essas versões já vinham com acabamento diferenciado e itens exclusivos, como farol de neblina.
Top de linha, a versão Platinum traz central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth. Além disso, o modelo inclui todos os novos itens das demais versões.
Por fora o Etios Platinum se destaca pelas rodas exclusivas de 15 polegadas com acabamento escurecido, além de sensor de estacionamento na cor da carroceria, lâmpadas traseiras com máscara negra, grade frontal cromada, ornamentos cromados para os faróis de neblina e na base do porta-malas e o emblema “Platinum”. Dentro há detalhes cromados na base e na manopla do câmbio, que na Platinum é de couro.
Os preços sugeridos ficaram assim: hatch X, R$ 38.380; hatch XS, R$ 42.620; hatch XLS, R$ 46.220; hatch Cross, R$ 49.190; hatch Platinum, R$ 49.120; sedã, R$ 42.470; sedã XS, R$ 45.190; sedã XLS, R$ 48.880 e sedã Platinum, R$ 51.780.
Fonte: Carpress